SAL: O excesso faz mal à saúde, mais ele é importante para organismo
Sal demais: o que ele está fazendo pelo seu corpo? O excesso é prejudicial à saúde?
A indústria de sal no mundo e os males a saúde. A indústria de sal é usada comumente para afinar alimentos e enriquecer seu sabor. No entanto, o consumo excessivo de sal na dieta pode levar a vários problemas de saúde. Estudos mostraram que a ingestão excessiva de sal pode aumentar a pressão arterial e aumentar o risco de doenças cardíacas, derrame, insuficiência cardíaca congestiva e outros problemas cardíacos. Estudos também mostraram que o sal pode aumentar o risco de desenvolver doenças renais, diabetes e obesidade.
Além disso, o sal pode desidratar o corpo, o que pode levar a sintomas de desconforto, como dor de cabeça e fadiga. Alguns alimentos enlatados ou processados contêm quantidades elevadas de sal, por isso, se você quiser se proteger de possíveis males para a saúde, deve limitar o consumo de alimentos industrializados.
O sal e a saúde dos brasileiros?
No Brasil, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde, 64,2% dos adultos (25 anos ou mais) consomem sal em quantidades acima do recomendado. Dessa forma, a saúde dos brasileiros está diretamente ligada ao consumo excessivo de sal. É necessário que a população brasileira adote hábitos alimentares saudáveis e reduza o consumo de alimentos ricos em sal, como conservas, embutidos, molhos prontos e salgadinhos.
O consumo de sal no Brasil é maior do que o dobro da quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Nutrição (ABRAN), a maior parte dos brasileiros consome entre 9 e 12 gramas de sal por dia. Isso é muito maior do que a quantidade recomendada de 5 gramas de sal por dia. Além disso, o estudo mostrou que as mulheres são mais propensas ao consumo excessivo de sal comparado aos homens.
Os benefícios de reduzir o sal na saúde?
1. Redução da pressão arterial: O excesso de sal na dieta pode levar ao aumento da pressão arterial. Uma redução na ingestão de sal resulta em uma diminuição da pressão arterial, o que reduz o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.
2. Redução da retenção de líquidos: O consumo de grandes quantidades de sal pode levar ao aumento do volume de líquido no corpo, o que resulta na retenção de líquidos e inchaço. Reduzir o sal na dieta pode ajudar a reduzir esses sintomas.
3. Melhora na saúde renal: O excesso de sal pode afetar a função dos rins e levar a problemas de saúde mais graves. Reduzir a ingestão de sal pode ajudar a prevenir doenças nos rins.
4. Redução do risco de osteoporose: Uma ingestão elevada de sal pode levar ao aumento da perda de cálcio através da urina. Isso pode aumentar o risco de desenvolvimento de osteoporose. Reduzir a ingestão de sal pode ajudar a reduzir esse risco.
Por fim, não consuma sal em excesso e saiba quando parar. Consumir sal em excesso pode aumentar o risco de doenças cardíacas e hipertensão. Procure limitar sua ingestão diária de sódio a menos de 2.400 mg. Além disso, certifique-se de que os alimentos que você está consumindo não sejam altos em sódio, optando por alimentos naturais ou orgânicos. Se você estiver em um restaurante, peça que seus alimentos sejam preparados sem sal ou com pouca quantidade.
Agradecemos por dedicar seu tempo precioso aqui ao ler nosso post. Esperamos que o conteúdo tenha sido de alguma forma informativo e inspirador para você. Sentimos gratidão por compartilhar o post em suas plataformas e por nos resultar o seu feedback no formulário em nossa página de contato.