7 alimentos veganos: saborosos, nutritivos e econômicos
Os 7 alimentos veganos são aqueles que não contêm nenhum produto de origem animal, como carne, leite, ovos, mel ou derivados. Estes alimentos podem incluir frutas, legumes, grãos, sementes, nozes e outros alimentos não-processados. Alguns alimentos veganos também podem ser processados, como tofu, leite de soja, queijo vegano, iogurte vegano e outros alimentos substitutos.
Dessa forma, para facilitar a sua rotina, separamos uma lista com os 7 melhores alimentos veganos que, além de deliciosos e nutritivos, também são fáceis de encontrar.
1. Aveia
Um dos alimentos mais acessíveis para começar, a aveia é um dos melhores alimentos veganos que você pode incluir em sua dieta. É uma boa fonte de nutrientes como manganês, fósforo, ferro e vitaminas B1 e B5. Uma porção de meia xícara de aveia seca tem cerca de 13 gramas de proteína e 8 gramas de fibra, então você se sentirá satisfeito. Meio quilo de aveia costuma custar menos de cinco reais.
2. Arroz integral
Da mesma forma, o arroz integral custa em torno de R$ 5,00 o quilo e é mais um carboidrato saudável para se ter na despensa. Grãos integrais como arroz integral e cevada podem ajudar a diminuir o colesterol, de acordo com a Harvard Health. Além disso, eles são uma boa fonte de vitaminas B, incluindo tiamina e niacina e manganês.
3. Cevada
A cevada é um daqueles alimentos veganos que tem textura e sabor únicos e é um ótimo grão para variar o seu cardápio. Você encontrará duas variedades: cevada descascada, na qual a dura casca externa do grão foi removida, mas o farelo e o germe permanecem; e cevada perolada, na qual o farelo foi removido por polimento. A cevada descascada retém mais nutrientes. É rico em fibras, molibdênio, manganês e selênio, e contém grandes quantidades de cobre e vitamina B1.
4. Feijão
Os feijões vêm em todas as formas, tamanhos e texturas, desde feijão manteiga até feijão preto e creme. Ricos em proteínas e fibras e fáceis de encontrar, esses grãos são a base de uma dieta vegana. O conteúdo nutricional de cada tipo de leguminosa varia, mas em geral são uma fonte de aminoácidos, que são os blocos de construção das proteínas. O feijão também é rico em proteínas e fibras, que podem proteger contra doenças cardíacas e cardiovasculares, de acordo com a American Heart Association.
5. Lentilhas
As lentilhas também vêm em inúmeras variedades, desde o marrom que mantém sua forma em ensopados até o vermelho pastoso e brilhante no feijão. Obviamente, esses grãos ricos em proteínas (12 gramas por 1/2 xícara) também são boas fontes de vitaminas do complexo B, ferro e fibras, que auxiliam no crescimento de bactérias intestinais saudáveis. Lentilhas secas são a opção mais econômica.
6. Pipoca
Quando preparada no fogão ou na pipoqueira elétrica, sem o uso de gorduras nocivas, a pipoca é um ótimo lanche com baixo teor de gordura. É baixo em calorias e uma boa fonte de fibra dietética.
7. Sementes de abóbora
Uma porção de 100 gramas de sementes de abóbora contém 7 gramas de proteína e 13 gramas de gordura, quase metade da qual é ômega-6. Essas pequenas bombas de nutrientes são uma boa fonte de manganês, magnésio e ferro. As sementes de abóbora também contêm carotenóides antioxidantes e vitamina E, que ajudam a reduzir a inflamação.
Agradecemos por dedicar seu tempo precioso aqui ao ler nosso post. Esperamos que o conteúdo tenha sido de alguma forma informativo e inspirador para você. Sentimos gratidão por compartilhar o post em suas plataformas e por nos resultar o seu feedback no formulário em nossa página de contato.